Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

A idade e os Sapatos

A maioria das mulheres adultas já incorporou o salto alto ao seu dia-a-dia e muitas vezes nem sentem mais as dores quotidianas, em troca da elegância e da beleza que o calçado oferece. O problema é que o uso frequente de sapatos com salto alto provoca o encurtamento nos músculos da parte de trás da perna, danos à coluna, dores no joelho, calosidades, joanetes e unhas encravadas, entre tantos outros possíveis problemas. O problema do uso regular de sapatos com salto alto torna-se ainda mais intenso quando relacionado a adolescentes e jovens, num período que o corpo ainda está a moldar a postura.

 

Bom, até aqui já nós sabíamos, certo? Todas nós sabemos de sobra que a utilização de saltos altos com frequência pode ser prejudicial. No entanto usamo-los todos os dias, pois sabemos que a nossa postura fica totalmente diferente, e é uma forma de sedução comum a que a nossa sociedade já está mais do que habituada. Não quero com isto dizer que não devemos usá-los até porque sou muito suspeita neste caso. Uso todos os dias saltos altos com mais ou menos 10cm, tento intercalá-los com sabrinas quando não estou a trabalhar ou de folga mas regra geral uso saltos altos, mesmo tendo consciência de que pode não ser propriamente uma fórmula de boa saúde. Por isso vou directa ao assunto, quem estiver de acordo está. Vi há poucos dias uma imagem que me deixou preocupada. Vou partilhá-la convosco.

 

 

Na imagem temos Suri Cruise, de 3 anos, filha de Tom Cruise e Katie Holmes (para quê é que eu escrevi isto tudo? dispensa apresentações :S). Para além do exagero social em que a criança já está envolvida esta é mesmo a cereja no topo do bolo. Como podem ver na foto, ela está a usar saltos, baixos, mas mesmo assim saltos. Esta não é uma imagem pontual. Basta investigarem um pouco para perceberem que esta já é uma rotina instalada em Suri, usar saltos. Todas as meninas desta idade adoram vestir as roupas e calçar os sapatos da mãe, não podia ser mais normal e banal, mas daí até usar os sapatos diariamente com aprovação maternal vai uma longa distância. katie Holmes disse em entrevista que não via qualquer problema em que a filha usasse estes sapatos, uma vez que eram 'sapatos de dança' desenhados especialmente para crianças e que por isso não lhe faziam mal nenhum. Eu não vou muito nesta história, ainda para mais com uma criança tão pequena, chamem-me retrógrada. Acredito que existem idades para tudo, mas isto já é terreno minado. As crianças de hoje já nem sabem o que é brincar e só querem crescer a toda a força. Eu também queria crescer mas gozei a minha infância em pleno, brinquei e cai muitas vezes com gosto. Roubei os sapatos da minha mãe e a maquilhagem dela para poder fingir que era 'grande'. Mas isto... é ir de longe demais... 

 

 

Se ela não está bem melhor assim... linda, e a ser criança. Peguei no exemplo na Suri como podia ter pegado noutra criança qualquer porque eu não duvido que a moda pegue... mas enquanto celebridade quer queiramos quer não há uma responsabilidade nas suas acções uma vez que tanta gente se inspira nelas. e não acredito que esta seja uma imagem a passar... mas... quem sou eu? 

 

Lanço-vos o desafio: Concordam ou acham que é apenas uma brincadeira inocente sem ser prejudicial? Tenho curiosidade em saber o que vos vai na cabeça :)

 

Beijos da Rita, bom fim-de-semana.

 

Mais sobre mim

imagem de perfil